A Associação Social e Cultural de Serém (ASCS) é uma I.P.S.S. (Instituição Particular de Solidariedade Social) que sempre acolheu prioritariamente crianças em risco social, nunca baixando os braços para ajudar e apoiar crianças e famílias que a ela se dirigem pedindo apoio. Para levar a bom porto este suporte social, procuramos trabalhar em rede com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro; Centro de Saúde de Águeda e Albergaria-a-Velha, onde as famílias estão inscritas; Hospital de Aveiro, entre outros.
Temos a nossa origem nos Grupos Comunitários, sendo que o sentido que despoletou este trabalho continua a fazer parte integrante do nosso presente. Mesmo quando as exigências e burocracias tentam abalar as nossas crenças e as nossas utopias e, mesmo quando por vezes o que “tem que ser” parece soar mais forte do que o que “deve ser”, vamos remando com toda a força.
Aqui na Pequenada damos “vez e voz às crianças”. São elas o alvo de toda a nossa ação e atenção. Não poupamos esforços para enriquecer cada uma das nossas crianças através da música, inglês, língua gestual portuguesa, culinária, passeios...
Aceitamos qualquer desafio para tornar os nossos meninos e meninas melhores cidadãos no futuro!
Acreditamos num trabalho de equipa!
O espaço educativo deve promover a colaboração e a interajuda. Neste espaço educativo deve reinar a negociação entre o grupo, o(a) educador(a) e todos os intervenientes na ação educativa. A vivência da solidariedade, da cooperação e a aprendizagem em democracia são indispensáveis.
Neste espaço, o ritmo individual de cada um deve ser respeitado. É um espaço de ação e descoberta, de real e imaginário, de criar, recriar, aprender, ensinar..!
Todas as atividades, tarefas e desejos manifestados em conselho, são realizadas(os) de forma dinâmica, procurando ir ao encontro dos interesses e necessidades demonstrados(as). Acreditamos nos grupos verticais (integram preferencialmente as várias idades), para que seja assegurada a heterogeneidade geracional e cultural, a interajuda, a colaboração e, para que desta forma, haja um maior enriquecimento cognitivo e sociocultural.